Cães

Padrão da raça

Schnauzer Miniatura

Origem: Alemanha

Usos: companhia e guarda

Temperamento: a inteligência, segurança, atenção e resistência tornam o Schnauzer miniatura um cão agradável para a residência, podendo ser mantido até em espaços exíguos, como vigia e companhia.

Altura: entre 30 e 35cm.

Peso: de 4,5 a 7,0 kg.

Olhos: tamanho médio, ovais, frontais, escuros, com expressão viva.

Mordedura: em tesoura e completa (42 dentes)

Pelagem: deve ser de pelo duro, de arame e denso. Consiste em uma pelagem de cobertura não muito curta, deitada rente ao corpo e de subpelo denso. Nos membros o pelo não é muito duro.

Cor: preto, com subpelo preto; sal e pimenta, com subpelo cinza; preto e prata, com subpelo preto; e branco com subpelo branco. Na variedade sal e pimenta, a criação procura obter pelagem de tonalidade média, admitindo-se nuances variando do cinza chumbo escuro ao cinza prata.

Aparência geral: pequeno, forte, de pelo duro, elegante, a imagem reduzida do Schnauzer Standard, sem os defeitos do nanismo.

Fonte:CBKC.

Convívio com a raça

A facilidade de adaptação é certamente a base do sucesso dessa raça. A sintonia do Schnauzer miniatura com a família com a qual convive é afinada. Adapta-se às diferentes pessoas que a compõem. Agrada sem incomodar. É calmo ou agitado. Quieto ou barulhento. Discreto ou efusivo. Depende apenas de quem estiver com ele. Às muitas pessoas que me perguntam se o Schnauzer é agitado ou tranqüilo, digo que a raça é tranqüila em ambientes tranqüilos e agitado em locais agitados.

É um cão muito agradável de se ter por perto. Se ele fizer parte da família e acompanhar a rotina, tende a ser alegre, brincalhão e bem comportado durante toda sua vida.

Estímulo físico e mental também é importante. Manter brinquedos à disposição e proporcionar atividade faz parte da fórmula para um Schnauzer viver bem e para se conviver bem com ele. Como qualquer cão, ele precisa gastar a energia e ter distração para se tornar mais tranqüilo e realizado. Isso já é o suficiente para que ele manifeste o que tem de mais encantador.

Dentre as inúmeras qualidades desta raça apaixonante estão: ser companheiro e brincalhão mesmo adulto; agüentar o pique das crianças, desde que tratado com respeito por elas; eleger um dono principal e acatar de imediato suas ordens e comandos; agüentar caminhadas sem ser frágil em relação ao calor; aceitar bem outros cães; aprender hábitos de higiene; buscar por afeto; não soltar pelos; não ter cheiro e não babar.

Para quem vai comprar, o indicado é mesmo procurar bons canis que se dediquem não só à aparência dos cães, mas à tipicidade do temperamento. Conheça os pais do cão que pretende adquirir e veja se tem o comportamento esperado da raça.

Cuidados com a saúde e a beleza

Para deixar um Schnauzer limpo e com boa aparência é preciso um banho semanal ou a cada 10 dias para que não haja acúmulo de sujeira, o que torna a pele vulnerável a problemas como a dermatite. E escovação de uma a duas vezes por semana.

Também deve ser semanal ou junto ao banho, a limpeza dos ouvidos, mas apenas de forma superficial para tirar o excesso de cera e umidade. Estes devem estar sempre sem pelos.

Para conservar a pelagem exigida pelo padrão, que é o pelo duro, de arame, a técnica correta é o stripping (consiste em arrancar com faquinhas específicas os fios macios e mais alongados). O que deve ser feito por um profissional especializado.

Para conservar a pelagem exigida pelo padrão, que é o pelo duro, de arame, a técnica correta é o stripping (consiste em arrancar com faquinhas específicas os fios macios e mais alongados). O que deve ser feito por um profissional especializado.

Os demais cuidados para garantir a saúde de seu Schnauzer valem pra todas as raças. Procure um bom veterinário e mantenha sempre em dia a vacinação e desvermifugação.

Desenvolvido por Michelle Santana